Modernismo
Os Andrades
Modernismo - Primeira fase literária
Abaporu, quadro de Tarsila Amaral que representa um marco do movimento antropofágico
O Modernismo foi criado no período compreendido entre 1922 a 1930 e teve início com o marco daSemana de Arte Moderna em fevereiro 1922, no teatro Municipal de São Paulo e pretendia fazer com que a população, de modo geral, tomasse consciência da realidade brasileira. Este movimento cultural foi idealizado e liderado por um grupo de artistas chamado Grupo dos cinco, integrado pelos escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia e pelas pintoras Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, além de contar com várias participações artísticas.
É considerado um movimento não só artístico como também político e social, já que se opunha à política totalitária da época, bem como da contradição social entre os proletários e imigrantes e as oligarquias rurais.
A primeira fase do Modernismo
O movimento modernista no Brasil contou com duas fases: a primeira foi de 1922 a 1930 e a segunda de 1930 a 1945. a primeira fase caracterizou-se pelas tentativas de solidificação do movimento renovador e pela divulgação de obras e ideias modernistas.
Os escritores de maior destaque dessa fase defendiam estas propostas: reconstrução da cultura brasileira sobre bases nacionais; promoção de uma revisão crítica de nosso passado histórico e de nossas tradições culturais; eliminação definitiva do nosso complexo de colonizados, apegados a valores estrangeiros. Portanto, todas elas estão relacionadas com a visão nacionalista, porém crítica, da realidade brasileira.
Oswald de Andrade e a era Modernista
Oswald de Andrade e o Modernismo brasileiro
Fazendo parte do Modernismo brasileiro, está José Oswald Nogueira de Andrade, nascido em São Pauloe filho de uma rica família, frequentou a Escola ModeloCaetano de Campos, o Ginásio Nossa Senhora do Carmo e o Colégio de São Bento, o qual se