Modernismo e vanguardas artisticas
É uma filosofia e estilo internacional de arte, arquitectura e arte aplicada. O movimento foi inspirado por formas e estruturas naturais, não somente em flores e plantas, mas também em linhas curvas. Arquitectos tentavam harmonizar com o ambiente natural. O estilo foi fortemente influenciado por Mucha quando ele produziu um poster litográfico que apareceu em 1 Janeiro de 1895 nas ruas de Paris.
Foi mais popular na Europa, mas a sua influencia foi global.
As origens da Are Nova
Artistas:
Emile Gallé
Rennie Mackintoush
Mucha
Lalique
Gaudi
Tiffany
Simbolismo
É uma tendência literária da poesia e das outras artes que surgiu em frança, no final do séc. XIX.
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e individual do que pela visão mais geral. A visão objectivas da realidade não desperta interesse. Mais do que voltarem-se para o coração, os simbolistas procuram o mais profundo do “eu” e buscam o inconsciente, o sonho.
A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista. Paul Gauguin deixa-se influenciar pelas pinturas japonesas que aparecem na Europa. Abandona as técnicas ainda vigentes nas telas do movimento onde se iniciou, como a perspectiva e começou a pintar apenas com formas bidimensionais. Temas: Exuberância nos ornamentos, assimetria, busca permanente das formas vegetais. Impressão a cor (revistas e cartazes). A mulher e a forma- temas centrais Klimt (1862-1916) Áustria: 1891- Adere à cooperativa dos artistas austriacos. Unidade de sentimento nacionalista. 1898- Associação cria a sua própria resvista “Ver Sacrum” - Construção do pavilhão de Exposições por Joseph Maria Olbrich -Estabelece relação entre o presente e o passado -Utiliza a linha do presente -Recorre a mitos antigos e à sua reanimação metafórica. Confere erotismo, uma espécie de iminência histórica e originalidade natural. Cubismo Surgiu no séc. XX, nas artes plásticas. Os