modernismo no Brasil
A virada do seculo 20 encontra o mundo em vibrante evolução em todos os campos da atividade humana. A revolução industrial cria uma nova ordem,uma outro caso.
Varias manifestações neste período propagaram os novos conceitos : Expressionismo, Cubismo, Dadaísmo, Surrealismo – Que vão revolucionar as ate plastica e a literatura.
O Modernismo literatura moderna nas letras. Esta escola engloba manifestações vanguardistas como o Futurismo, o Super-realismo e o Dadaísmo objetivo do Modernismo, no que se refere à literatura, foi indicar a necessidade de renovação, opondo a modernidade ao tradicionalismo.
O Pré - Modernismo
O Pré- Modernismo em nossa literatura compreende o período cultural que vai dos primeiros anos do século até 1922, quando ocorreu a Semana da Arte Moderna, marco que assinala o inicio do Modernismo no país.
O Pré- Modernismo não constitui uma escola literária, mas um momento de transição entre a tradição literária do século XIX e a sua ruptura radical, proporcionada pelo advento do Modernismo.
São considerados Pré-Modernismo alguns escritores cuja obra destoam de nossa produção literária do inicio do século. Esta refletia uma mentalidade artística anda ligada ao século XIX, e na qual os ecos do Realismo-Naturalismo na prosa e do Parnasianismo-Simbolismo na poesia não contribuíam para criação significativas.
Em vez disso, tínhamos uma literatura superficial, servilmente submissa a modelos europeus já superados, alienadas das questões nacionalizadas por um de seus representantes, Afrânio Peixoto, como “literatura sorriso da saciedade”.
Em oposição a este cenário dominante, convencional e conservador, os escritores denominados Pré-Modernista anunciam a Modernidade.
A semana de Arte moderna
A semana da Arte Moderna é