MODELOS
A Osteogênese Imperfeita apresentar várias complicações, sendo elas: surdez, baixa estatura, dentiogênese imperfeita, pele fina e frágil, anormalidades ósseas, dor aguda ou crônica. Dentiogenese Imperfeita é caracterizada pela deficiência na formação da dentina, causando assim maior proporção a carie e escurecimento dos dentes, quebrando facilmente. Surdez é causada pela má formação nos ossos do ouvido, a qual é responsável pela condução da sonorização auditiva,causando uma pressão no nervo auditivo que emerge o crânio. A pele fina causada pela deficiência do colágeno, causando assim maior probabilidade de lesões e hematomas. Dor aguda e crônica é consequências de recorrentes fraturas, ocasionadas pela deficiência na produção do colágeno tipo I, já a baixa estatura é consequência de múltiplas fraturas que acarreta a deformidade óssea, tendo como consequência o comprometimento na coluna cervical, mau alinhamento dos membros. (Incompleto e falta fonte)
ENFRENTAMENTO FAMILIAR FRENTE AO PACIENTE COM OSTEOGENESE IMPERFEITO
A espera de um bebê é marcada por planos, expectativas, felicidades que às vezes, acabam sendo frustradas. Nessa espera, nem sempre estamos preparados para noticias como: “seu filho tem um doença congênita”, noticia essa que se torna desastrosa aos pais, que espera por um bebê, plenamente saudável. Dessa maneira a dor, sofrimento toma conta da mãe, que se sente impotente, frente a esta realidade, sem conhecimentos científicos e práticos (SILVA, 2012).
Os pais devem receber todas as informações quanto ao cuidado ao filho, ainda durante a hospitalização, principalmente por se tratar de uma doença rara, que requerer cuidados específicos e diferenciados, ainda que no Brasil é tudo tão difícil (SILVA, 2012).
Devido à dificuldade encontradas pelos pais, deve-se estabelecer interações dos pais com as crianças, instituindo incentivos quantos a manipulação das mesmas, nos momentos dos