Modelos s o vers es simplificadas da realidade
Ao construir um modelo são selecionados os aspectos essenciais do fenômeno a ser estudado e considera-se que todos os demais fatores permanecerão constantes ; é claro que na realidade isto não acontece mas um modelo econômico não é uma descrição fiel da realidade mas um instrumento para auxiliar o estudo desta.
Os modelos econômicos são usados na economia positiva e na economia normativa. Economia positiva é aquela que tem por objetivo descrever como a economia funciona. Economia normativa é aquela que procura prescrever como uma economia deve funcionar. Enquanto a economia positiva não faz juízos de valor sobre os fatos econômicos , a economia normativa se baseia em juizos de valor para determinar o que é ou não desejável para o funcionamento econômico.
Alguns modelos são particularmente importantes no estudo da economia:
a) Fronteira das possibilidades de produção (trade off): como recursos são escassos ( seja matéria-prima ou trabalho disponível), o aumento da produção de um bem se dá com a redução da produção de outro. Assim a quantidade máxima que pode ser produzida de um bem depende da quantidade produzida de outro bem. Usando como exemplo Tom Hanks no filme Náufrago ,como modelo de uma economia com apenas dois produtos ,temos que ele para sobreviver pesca e colhe cocos ; a quantidade máxima de peixe que pesca depende da quantidade de cocos que colher no mesmo período ( digamos um dia) já que ele não pode executar ambas as tarefas simultâneamente e sua capacidade de trabalho é limitada. Assim quanto mais cocos colher em um dia menos peixes pescará e vice-versa.A relação entre a quantidade de peixes pescados e de cocos