Modelos de organograma
Tema:
Modelos de Organogramas
Rio de Janeiro - RJ
Maio/2013
ÍNDICE:
1. Introdução .............................................................................................................. 3 2. Organograma Funcional ....................................................................................... 4 3. Organograma Matricial .......................................................................................... 7 4. Organograma Voltado para Projetos ....................................................................11 5. Bibliografia ..............................................................................................................12
Introdução
O Organograma é um diagrama que representa as relações dentro de uma organização, podendo ser distribuição de setores ou funções.
O organograma é uma ferramenta fundamental para as organizações, pois facilita o entendimento do funcionamento das relações da empresa e sua estrutura, nele pode-se identificar problemas ou oportunidades de melhorias.
Antes de criar o organograma deve-se ter em mente que ele é uma representação da organização em determinado momento, e que pode ocorrer mudanças. Então ele deve ser elaborado de maneira flexível e de fácil interpretação.
Não existe um modelo ideal de estrutura organizacional; o importante é que ela funcione de maneira eficaz, atingindo os objetivos e cumprindo a missão da organização.
Organograma Funcional
O Organograma Funcional é aquele em que se encontra uma chefia para cada função, de modo que os subalternos exerçam mais de uma função, ficando sob o mando de mais de um chefe.
Ele começa de cima para baixo o cargo mais importante da empresa deve ser destacado no primeiro item (um quadrado com o nome do cargo) – exemplo, presidente – vai descendo até chegar à massa operaria.
A organização se divide