modelos convecionais de sistema de informação empresarial
5.6.1- Características do modelo convencional de sistemas de informação As principais características do Modelo Convencional de Sistemas de informação são suas relações de interdependências entre os níveis dos sistemas, das informações e hierárquicos. Onde estes níveis estabelecem uma relação de sinergia e coerência em todos os sentidos, vertical e horizontal. Em sua base de dados estão armazenados todos os dados detalhados das funções empresariais, contemplando inclusive o meio ambiente externo. Esta base de dados dá condição de disponibilizar as informações detalhadas, agrupadas e macro (considerando a relação com o meio ambiente interno e/ou externo) para manipulação e uso do corpo técnico, gestor e alta administração da empresa, respectivamente.
5.6.2- Diagrama do modelo convencional de sistemas de informação O modelo Convencional contempla os três níveis dos Sistemas de Informação, ou seja, é dividido em Estratégico (SIE), Gerencial (SIG), e Operacional (SIO), com seus respectivos objetivo e foco. Os níveis hierárquicos, que utilizam essas respectivas informações (alta administração, corpo gestor e corpo técnico) tendo como base os dados das funções empresariais (produção e/ou serviços, materiais, comercial, financeira, recursos humanos e jurídico-legal).
A forma piramidal apoia-se nas bases de dados das funções empresariais e mostra também o refinamento dos dados à medida que se escala os níveis hierárquicos da organização.
O modelo convencional de Sistema de Informação pode ser graficamente representado pela Figura 5.1, onde os níveis