Assistência ao idoso
Assistencia ao idoso
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo expor sobre doenças que afetam a saúde mental, entre suas características, sinais, sintomas e tratamento. Por transtorno, distúrbio ou doença mental, ou ainda, transtorno psíquico, devemos entender qualquer anormalidade psíquica ou no seu funcionamento. O transtorno mental é campo de estudo interdisciplinar que envolve áreas como a psiquiatria, a psicologia e a neurologia. DEPRESSÃO
É uma doença que se caracteriza por afetar o estado de humor da pessoa, deixando-a com um predomínio anormal de tristeza. É uma doença comum e freqüentemente não diagnosticada e não tratada. A depressão maior, que afeta aproximadamente 20% da população, é classificada como unipolar (caracterizada por humor persistentemente desagradável) ou bipolar (caracterizada por períodos alternantes de depressão e mania).
A depressão bipolar surge com maior freqüência nos grupos socioeconômicos mais altos, e a depressão unipolar ocorre mais comumente nos grupos socioeconômicos mais baixos.
Aproximadamente 5% da população mundial têm depressão unipolar, a prevalência desta patologia entre mulheres é duas vezes maior do que em homens. A prevalência do distúrbio bipolar é aproximadamente de 1,5% na população geral e encontra-se distribuída quase igualmente entre os homens e mulheres.
Entre os adolescentes que se apresentam com depressão maior desenvolvem distúrbio bipolar, a média de idade do início do distúrbio bipolar encontra-se no meio para o fim da década dos 20 anos, e na depressão unipolar, no meio da década dos 30 anos; contudo, a idade de início de ambos os distúrbios tem diminuído, e a incidência da depressão parece estar aumentando. A depressão é mais alta nos indivíduos oriundos de famílias com história de distúrbios do humor do que na população geral, indicando componente genético para a etiologia. Ocorre menos frequentemente em afro-americanos do que em brancos ou hispânicos.