Modelos atômicos
Observação inicial: Levar em consideração que estes NÃO são os primeiros modelos atômicos, uma vez que a ideia de “átomo” e de unidades básicas constituintes da matéria vem desde a Idade Antiga, com os gregos. O nome “átomo” vem do “tomos”, que do grego significa “divisível”, portanto: “a”: não; “tomos”: divisível. Indivisível. Hoje sabe-se que tal nome é empregado de maneira errônea, uma vez que o átomo é, sim, divisível e existem elementos dentro deste.
* Modelo Atômico de Dalton [Inglês]:
Base: Teoria das massas de Lavoisier (em reações as massas se conservam). 1. Átomo, partícula, de formato esférico. 2. Maciço, indestrutível, indivisível e sem carga. 3. Sem estrutura interna. 4. Átomos de mesmos elementos tem propriedades semelhantes.
Erros hoje conhecidos: * Átomos tem carga, como pode ser visto na experiência dos raios catódicos, que tiveram sua rota desviada pela placa. * O átomo é divisível * O átomo tem estrutura interna, não sendo maciço, e sim formado por elétrons, prótons, nêutrons, etc * Átomos podem estar dentro de um mesmo elemento e ser diferentes, como é o caso dos isótopos do hidrogênio.
* Modelo atômico de Thomson (pudim de passar) [Inglês]
Base: Experimento dos raios catódicos e experimento dos raios canais (Goldstein[Alemão]) 1. Átomo, partícula, era feito de uma “maçaroca” positiva impregnada de elétrons (cargas negativas), portanto, carregada. 2. “Maçaroca” positiva grande. 3. Elétrons são partículas, uma vez que os raios catódicos puderam movimentar o molinete de mica. 4. Toda matéria possui átomos. 5. Raios catódicos são negativos, uma vez que se direcionam ao catodo (região positiva da ampola de Crookes) [Associar o nome catodo a “cátion”, que sugere a ideia de positivo, para facilitar compreensão]. 6. Raios canais são positivos, uma vez que se direcionam ao anodo (região negativa da ampola de Crookes). 7. A