Modelos atômicos
ÁTOMO E MODELOS ATÔMICOS
ÁTOMO E MODELOS ATÔMICOS
Abril de 2015
Bibliografia
Livro didático – SER PROTAGONISTA - QUÍMICA – Vol. 1 - Pág. 85 / 91 http://www.soq.com.br/conteudos/em/modelosatomicos/p3.php http://www.mundoeducacao.com/quimica/o-atomo-thomson.htm
Índice
Modelos atômicos 1
O modelo atômico de Dalton 1
O modelo atômico de Thomson 1
O modelo atômico de Rutherford 2
Modelos atômicos
Os modelos atômicos, como já diz o nome, é uma representação de átomos, que permite a compreensão de alguns fenômenos, permitindo assim, compreender melhor a natureza. Mas quando o modelo não é bem compreendido é feito uma reformulação, e isso pode ser observado nos modelos atômicos.
Há 2,5 mil anos o filósofo Demócrito disse que se dividirmos a matéria em pedacinhos cada vez menores, chegaríamos a um átomo. Os átomos já eram estudados na Grécia antiga por filósofos gregos, eles acreditavam que o universo era composto por partículas indivisíveis – a palavra átomo significa indivisível em grego.
O modelo atômico de Dalton
Entre 1803 e 1808 John Dalton propôs que os átomos são indivisíveis e de que a matéria era descontinua, pois entre os átomos que a constituíam havia espaços vazios. Seu modelo atômico pode ser resumido da seguinte maneira:
-todas as matérias, sem exceção, são constituídas por átomos;
-existe um tipo de átomo para cada elemento;
-átomos de um mesmo elemento são iguais entre si;
-átomos de elementos diferentes elementos são diferentes quanto a massa;
-em uma reação química, os átomos se mantêm em tipo e quantidade, apenas ocorrendo o rearranjo deles na formação de novas espécies químicas.
Dalton também defendia que dentro de todos os átomos existe carga negativa e positiva, exceto o oxigênio, que só teria carga negativa.
O modelo atômico de Thomson
O átomo era a menor porção em que um elemento químico poderia ser dividido, isso até o final do século XIX. Mas em 1903, Joseph John Thomson modificou o