Modelos Atômicos
Americana – 2014
Modelo de Dalton:
A idéia de existir uma partícula pequena e indivisível, nasceu na Grécia antiga onde alguns filósofos, entre eles Demócrito, afirmavam que o mundo deveria ser constituído por partículas muito pequenas e indivisíveis, na qual deram o nome de átomo que significa "indivisível", teoria depois contestada e criticada por Platão e Aristóteles, caindo assim em desuso. Mas no inicio do século XIX surge o primeiro modelo atômico, feito pelo inglês, John Dalton, que realizando uma serie de experimentos, chegou aos seguintes postulados que definem uma partícula que em homenagem aos antigos filósofos, chamou de átomo.
Os postulados de Dalton:
1. Cada elemento é composto de partes extremamente pequenas chamadas de átomos.
2. Todos os átomos de um dado elemento são idênticos; os átomos de diferentes elementos são diferentes e tem diferentes propriedades (e também diferentes massas).
3. Os átomos de um elemento não se convertem em diferentes tipos de átomo por meio de reações químicas; os átomos não são criados nem destruídos nas reações químicas.
4. Os compostos são formados quando átomos de mais de um elemento se combinam; um determinado composto tem sempre o mesmo número relativo dos mesmos tipos de átomos.
Assim podemos concluir, de acordo com a teoria atômica de Dalton, que os átomos são componentes básicos da matéria (postulado 1), o átomo de um determinado elemento mantêm a identidade química do elemento (postulado 2), também explica a lei da composição constante, onde para existir determinado composto a proporção dos átomos de diferentes elementos que o formam é a mesma (postulado 3), e a lei de Lavoisier , ou da conservação da matéria (postulado 4).
FIGURA 1 - John Dalton (1766-1844).
FIGURA 2 - átomo de Dalton, uma esfera maciça e indivisível
(semelhante a uma bola de bilhar).
Modelo de Thomson:
Como hoje se sabe, que diferente do que Dalton