Modelos atômicos
Apostila 1A
Aula 01
Pensamentos filosóficos
MODELOS ATÔMICOS
LEUCIPO (450 a. C.)
- A matéria podia ser dividida em partículas cada vez menores, até chegar-se a um limite. DEMÓCRITO (discípulo de Leucipo, 470 a 380 a. C)
- Propôs o nome átomo (em grego: indivisível).
- A matéria era descontínua e formada a partir da combinação de átomos de 4 elementos: água, ar, terra e fogo.
ARISTÓTELES
- A matéria era contínua.
LEUCIPO
DEMÓCRITO
DALTON
ARISTÓTELES
THOMSON
RUTHERFORD
Métodos experimentais
DALTON (1.766 a 1.825)
- O átomo era a partícula elementar, a menor partícula que constituía a matéria. - 1.808: modelo atômico: o átomo como uma minúscula esfera maciça, indivisível, impenetrável e indestrutível.
- Propôs o modelo da bola de bilhar.
THOMSON (1.897)
A partir da ampola de Crookes (tubo de vidro rarefeito no qual se faz descargas elétricas em campos elétricos e magnéticos), haviam raios do catodo que eram desviados para o ponto positivo da parede da ampola, estes foram chamados de raios catódicos. Logo, se os raios eram desviados para o ponto positivo, o catodo possui carga negativa!!! Thomson chamou-os de ELETRONS.
Propôs o modelo de pudim com passas: o pudim é toda a esfera positiva e as passas são os elétrons, de carga negativa.
RUTHERFORD (1911)
- Bombardeamento de uma lâmina muito fina (delgada) de ouro (Au) com partículas alfa (que eram positivas).
- Parte central positiva muito pequena, mas de grande massa ("o núcleo") - Parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa").
“O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva.”