Modelos atômicos
- a materia está dividida em partículas indivisiveis e inalteraveis, que se denominam átomos.
- Todos os átomos de um mesmo elemento sao idénticos entre sí.
- os átomos de distintos elementos tem distinta massa e distintas propriedades.
O modelo atomico é tambem conhecido como o modelo da bola de bilhar, por ser maciço e indivisivel.
Após o modelo de dalton veio o de Thomson (1897) que propunha que o átomo não fosse maciço (como havia afirmado John Dalton), mas sim um fluído com carga positiva (homogêneo e quase esférico) no qual estavam dispersos (de maneira homogênea) os elétrons. Esse modelo atômico ficou conhecido como "pudim de passas" ou "pudim de ameixas".
Após Thomson, em 1911, veio o modelo de Ernest Rutherford, que propôs o modelo de átomo com movimentos planetários, por causa dos eletrons em volta do nucleo, assim como os planetas em volta do Sol. Rutherford e colaboradores (Geiger e Marsden) bombardearam uma lâmina metálica delgada com um feixe de partículas alfa atravessava a lâmina metálica sem sofrer desvio na sua trajetória (para cada 10.000 partículas alfa que atravessam sem desviar, uma era desviada). Para explicar a experiência, Rutherford concluiu que o átomo não era uma bolinha maciça.
Admitiu uma parte central positiva muito pequena mas de grande massa ("o núcleo") e uma parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa").
O modelo de Rutherford foi estudado e aperfeiçoado por Niels Bohr, que acabou por demonstrar a natureza das partículas alfa como núcleos de hélio.
Sua teoria consistia que ao girar em torno de um núcleo central, os elétrons deveriam girar em órbitas específicas com níveis energéticos bem definidos. Que poderia haver a emissão ou absorção de pacotes discretos de energia chamados de quanta ao mudar de órbita.
Realizando estudos nos elementos químicos com mais de dois elétrons, concluiu