modelos atomicos
Filósofos gregos.......................................................................4
J. Dalton...................................................................................6
J.J. Thompson..........................................................................
E. Rutherford............................................................................
Bohr..........................................................................................
Fontes de consulta...................................................................
Durante as aulas de química inorgânica, na Escola Alemã Corcovado, em 2015, a turma 10R-2 fez atividades sobre átomos, com o professor Carlos Linhares, e realizamos o seguinte projeto, sobre os modelos atômicos, a partir de consultas no livro e na internet, desde os filósofos gregos até o modelo atual, explicando cada etapa, o melhor possível.
Dividimos cada “descobridor”, cada modelo atômico, em capítulos, assim, ficando mais fácil na compreensão do texto e da matéria. Inserimos, também, imagens para o melhor entendimento. Abaixo segue uma breve informação quanto ao significado de modelo atômico..
“Em física e química, Modelo atómico (português europeu) ou modelo atômico (português brasileiro) é todo modelo científico que se usa para explicar os átomos e seus comportamentos.”
http://filooverleucipoedemocrito.blogspot.com.br/ http://www.brasilescola.com/filosofia/leucipo-democrito.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico http://www.brasilescola.com/quimica/teoria-atomica-dalton.htm http://redes.moderna.com.br/tag/thomson/
A história do átomo começa na Grécia Antiga, quando dois filósofos, Demócrito e Leucipo, começaram a observar o comportamento de alguns materiais e a questionar qual seria o menor pedaço existente dele. Para isso, eles pegaram um pedaço de metal qualquer e foram dividindo em 2,