historia do arremesso de peso
Palavras-chave: Lançamento de disco, atleta, distância.
1. INTRODUÇÃO
O lançamento de disco é uma das várias modalidades do atletismo. O esporte teve origem nas Olimpíadas da Antiguidade, em 708 a.C. Existem várias obras de arte que comprovam o fato, como por exemplo, a estátua de Discobolo, criada em 455 a.C. pelo grego Míron.
2. A HISTÓRIA
Na Antiguidade o lançamento do disco fazia parte do pentatlo, que incluía salto em distância, o stadium (corrida de aproximadamente 200 metros), lançamento do dardo e luta. Os primeiros discos não tinham a forma dos atuais, e eram feitos de pedra, ferro e bronze. Sua forma circular foi sendo aperfeiçoada com o tempo. Na Era Moderna, se fez presente nos primeiros Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896. Porém, apenas em 1928, nos Jogos de Amsterdã, que as mulheres começaram a participar.
A principal diferença para as competições atuais é que, antes de se popularizar pelo mundo, os suecos lançavam quadrados, só depois os americanos passaram a utilizar o círculo, o que deu uma qualidade ainda maior ao esporte. Até por volta de 1900 o lançamento era estático e feito com as duas mãos. Após a década de 20, foi criada a regra do arremesso com uma mão apenas, e em 1954, o giro passou a ser obrigatório nas competições.
Nas competições, o atleta fica dentro de uma jaula, que possui uma rede de 4 metros de altura, com uma abertura em um ângulo de 40°. É por essa abertura que o disco é lançado. O atleta deve, ainda, se manter dentro de um círculo de 2,5m de diâmetro, e não pode pisar na linha que marca essa distância.
O movimento no momento do arremesso é de um giro de uma volta e meia. Usa o corpo, além do braço, para dar um maior impulso no momento da liberação do disco.
As competições têm início com três rodadas de lançamentos para cada atleta. Após esta fase, os oito melhores