modelo visita tecnica
ode ser surpresa pra muita gente que um dos instrumentos musicais mais populares do mundo, com tantos nomes diferentes, tenha sido criado há quase 5.000 anos, pelos chineses.
Claro que estamos falando de: Acordeão (Acordeón, Acordeom, Acordeona, Cordeona), Sanfona, Sanfona de oito baixos (Pé de Bode, Gaita-de-duas-conversas, Realejo, Cabeça-de-Égua, Bandona, Testa-de-Ferro, Gaita de Colher, Verduleira), Gaita (Gaita de fole, Gaita de ponto, Gaita de botão, Gaita de mão), Concertina, Bandoneón, Harmônia (Harmônica, Harmônica de fole), Fole, Botoneira, e vários outros nomes para o mesmo instrumento musical.
Origem Por volta de 2.700 a.C., na China, era criado o Sheng (schonofouye , hounofouye, tcheng, cheng, khen, tam kim, yu, tchao e ho, dependendo da região), instrumento que seria "aperfeiçoado" mais tarde, passando por várias transformações até chegar à forma do acordeão como o conhecemos atualmente.
Hoje o acordeão é composto por duas caixas de ressonância feitas de madeira (onde são instaladas as teclas ou botões), um fole e um diapasão (palhetas livres). Originalmente, o Sheng sugeria a forma de uma ave Fênix (considerada sagrada pelos chineses), formado por um recipiente de ar (com aparência de um bule de chá), um canudo de sopro (com a forma do pescoço de um cisne) e tubos de bambu. Em 1780, ao chegar da China para a Rússia, o Sheng inspirou a criação do Harmônio, um órgão com aparência de piano, pelo dinamarquês Christian Gottlieb Kratzenstein que usava lâminas de metal, chamadas palhetas livres, no interior de seus tubos por onde o ar passava para gerar o som. É importante entender como o harmônio foi criado, pois, provavelmente, teve muita influência na transformação para acordeão, anos mais tarde: Para gerar o "sopro", o primeiro harmônio utilizava dois "foles" movidos à pedais, inspirado, talvez, no mesmo princípio usado nas "gaitas de fole" ou "Bagpipes"escocesas (instrumento originário dos povos Celtas,