MODELO TEXTO CIENT FICO
No mundo o termo empreender vem sendo utilizado desde muito tempo. Na Idade Média este termo descrevia a pessoa que gerenciava grandes projetos de produção, porém tais indivíduos não corriam riscos, os recursos utilizados eram provenientes do governo. No século XVII começa existir uma conexão entre o risco e o empreendedorismo. Dornelas (2001, p.28) afirma que:
Os primeiros indícios de relação entre assumir riscos e empreendedorismo ocorreram nesta época, em que o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo para realizar algum serviço ou fornecer serviços. Como os preços eram prefixados, qualquer lucro ou qualquer prejuízo era exclusivo do empreendedor.
No século XVIII, finalmente, houve uma separação entre o capitalista e o empreendedor, ou seja, a pessoa do capital foi diferenciada daquela que precisava de capital. O fator que mais contribui para que isto ocorresse foi a industrialização. No final do século XIX e inicio do século XX os empreendedores foram confundidos com os gerentes ou administradores (tal visão ainda permanece nos dias atuais), que eram vistos a partir de uma perspectiva econômica. Porém em meados do século XX, estabeleceu-se uma nova visão sobre o empreendedor, entendendo que esse passa a ser visto como inovador:
A função do empreendedor é reformar ou revolucionar o padrão de produção explorando uma invenção ou, de modo mais geral, um método tecnológico não experimentado, para produzir um novo bem ou um bem antigo de maneira nova, abrindo uma nova fonte de suprimento de materiais, ou uma nova comercialização para produtos, e organizando um novo setor. (HISRICH; PETER, 2004, p. 28)
No Brasil o empreendedor passou a ser observado de maneira mais intensa em 1999. Neste sentido Dornelas (2001) afirma que o empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 90, quando entidades como o Sebrae (Serviço Brasileiro de