modelo termo de compromisso
Os gêneros são atividades discursivas relativamente estáveis que produzimos nas práticas sociais, pois ao mesmo tempo em que combina estabilidade, modelos que as pessoas recorrem, ele também é mudança, à medida que as pessoas criam e renovam os antigos modelos. Tanto o falar como escrever são práticas que se adaptam a formas de um gênero em uma atividade situada.
Os gêneros como atividades discursivas e como elementos das práticas sociais, são instrumentos de controle social e de exercício de poder. Eles controlam o que pode ser usado e em que ordem, incluindo configuração e ordenação de discursos de acordo Chouliaraki e Fairclough, (1999) apud Ramalho e Rezende (2011). Por esse motivo, o estudo de gêneros é importante em sala aula, pois o aluno além de ver as múltiplas possibilidades de criação, verá também que não é livre para escrever da maneira que bem entende.
Ao se afirmar que os gêneros são instrumentos de ação social e de exercício de poder, devemos entender que é possível uma mudança discursiva, pois como formas relativamente estáveis e forma de ação/relação, sendo como as pessoas agem no mundo e se relacionam com ele, podem os gêneros deslegitimar discursos ideológicos que são a favor de interesses e projetos de dominação . Outro ponto importante é o