Modelo TB TEP
Nayla Avelar, 11410299 12/03/2015 - Texto nº 2
Média (M) é encontrando quando se soma todos os escores obtidos e dividindo-se o total pelo número de casos e a mediana é o escore central na distribuição dos números de casos obtidos. Organizam-se os números em ordem do menor para o maior e o número do meio é a mediana. Segundo o livro Testagem da Psicológica afirma que: Uma terceira medida de tendência central é a mediana, ou o escore mais central quando todos os escores foram arranjados em ordem de grandeza. A mediana é o ponto que divide ao meio a distribuição, com metades dos casos acima dela e metade abaixo.
A média é ótima a ser usada em um grande número de casos, pois o valor será bem mais distribuído e o número de erros será minimizado. Assim como a média, a mediana é fácil de manuseá-la. E a mediana não é tão influenciada como a média.
A desvantagem de usar a média é que ela é fortemente influenciada, quando se é usada em um número menor de casos e com grandes valores. A mediana com um número elevado de pessoas será trabalhoso e poderá vir a demorar a obter os resultados.
Percebe-se então, que ao enfatizarmos essas questões de ambas as medidas, é possível encontrar qual o melhor método de aplicar uma delas em determinada pesquisa.
Referência
Anastasi., A; Urbina., S. (2000) Testagem Psicológica. Porto Alegre: Artmed.