modelo resumo feira engenharia
Almeida, S.M., Corradini, L.G.,Freitas, M.L.,
Garcia, E., Guimarães, O..
Orientador: Dr. Éder Carlos Moreira
O objetivo deste trabalho é reduzir os sólidos dissolvidos em águas de alimentação, com salinidade até 45.000 PPM de sólidos totais dissolvidos, utilizando a osmose reversa.
As instalações industriais e municipais conseguem utilizar permeado de OR como suprimento de água potável de pureza consistente e transformar a água potável em água de alta pureza para uso industrial em fábricas de microeletrônicos, alimentos e bebidas, usinas de energia e laboratórios farmacêuticos. Essa tecnologia é também muito eficaz na remoção de bactérias, epirogênicos e contaminantes orgânicos. A tecnologia de separação por osmose reversa é utilizada para remover as impurezas dissolvidas na água usando uma membrana semipermeável. A OR consiste em reverter o fluxo, através de uma membrana, de uma solução de alta salinidade, ou concentrado, para um curso de água de alta pureza, ou “permeado”, no lado oposto da membrana. A pressão é utilizada como força motriz para a separação. A pressão aplicada deve superar a pressão osmótica dos contaminantes dissolvidos para permitir o fluxo através da membrana. Utilizam membranas em espiral – um material de filtros fortemente compactos colocados entre os espaçadores da malha e envoltos por um tubo de diâmetro estreito – para dessalinizar e desmineralizar a água do processo.
As condições operacionais da membrana foram finamente ajustadas para equilibrar o fluxo, ou a quantidade de água que atravessa a membrana, com taxas específicas de rejeição de contaminantes para atingir até 99,8% de rejeição de sal em baixas pressões e altas taxas de fluxo.
Palavras-chave: Salinização.Osmose Reversa. Água Potável.