Modelo relatório de estágio
Nos dias 10 a 5 de dezembro de 2008, foi realizado um estágio, aperfeiçoamento das teorias de Microbiologia no Processo Sucroalcooleiro no laboratório da COOPERCANA, Cooperativa dos Produtores de Cana de Porto Xavier.
O principal foco do estágio estava na parte da microbiologia, que nada mais é do que o estudo dos microorganismos presentes no processo de fabricação do etanol. Realizando tais estudos, constatei que seria vago e muito limitante o desenvolvimento somente nesta área, passando por despercebido por questões muito relevantes, tais como as outras análises que envolvem todo o processo, os equipamentos necessários para o fabrico e parte agrícola, que antes do laboratório, é a parte mais importante da indústria.
Durante estes dias, foi efetuado uma visão sobre todas as partes envolvendo a obtenção do produto final – álcool, como será descrito no decorrer do texto.
ANÁLISES LABORATORIAIS
As análises realizadas no laboratório da Coopercana são:
- bagaço;
- água;
- solução do caldo com o fermento;
- fermento;
- teor alcoólico da dorna;
- concentração de substâncias presentes no mosto;
- brix da dorna;
- vinhaça;
- álcool.
Em geral, todas as análises são realizadas a cada hora, durante 24 horas por dia, com exceção das análises microscópicas (solução do caldo com o fermento e fermento). Abaixo, serão descritas como são procedidas às análises.
ANÁLISE DO BAGAÇO
A análise do bagaço tem por objetivo determinar a extração dos açúcares solúveis pelos quatro ternos de moendas. Após a extração, o bagaço é recolhido e levado ao laboratório, sendo medida a umidade e, o principal, a análise da capacidade de extração das moendas, medida pela diluição do bagaço com água destilada em um equipamento que homogeneíza as duas soluções, sendo assim, medido o teor de açúcar que fica no bagaço através de reagentes e pelo refratômetro. Também chamado de análise do processo.
ANÁLISE DA ÁGUA
A água é um fator de extrema importância no