microbiologia
Departamento de Ciências Exatas e Tecnologia
Curso de Engenharia Ambiental
Disciplina: Microbiologia
RELATÓRIO AULA PRÁTICA 1 – DIVERSIDADE DE MICRORGANISMOS
NATÁLIA DA CUNHA
Caxias do Sul, RS.
Agosto, 2014
1. INTRODUÇÃO
Microrganismos, são organismos minúsculos, representados por fungos, bactérias, vírus, algas e protozoários. Os microrganismos estão em toda parte: solo, água, pedras, no interior e na superfície de seres vivos (humanos, plantas, animais, insetos etc.), entre outros locais. A maioria deles não se locomove e não tem mecanismos de defesas físicas frente a adversidades.
No meio ambiente, convivem com grande número de seres vivos, sendo que a principal forma de interação com o ambiente, envolve a produção de substâncias químicas – conhecidas como produtos naturais –, bem como enzimas, que agem principalmente como mecanismo de defesa contra outros microrganismos.
2. OBJETIVO
Analisar a presença e diversidade de microrganismos que estão presentes no meio e no corpo humano. E classificá-los quanto a sua forma, elevação, margem, crescimento, cor e consistência.
3. PROCEDIMENTOS UTILIZADOS
Duas placas de Petri foram dispostas, uma com ágar simples (placa de plástico), outra com Sabouraud (placa de vidro), as mesmas foram divididas na parte inferior, com devidas identificações.
Com o swab, foram coletadas amostras de possíveis microrganismos existentes em diferentes objetos ou locais escolhidos. Essa coleta foi feita, passando o swab sobre o objeto e após sobre o ágar, em forma de estrias.
Em seguida, as placas foram incubadas. A placa, com ágar Sabouraud, à 28ºC e a com ágar simples à 34ºC, ambas por 24 – 72h, com a superfície do meio virada para cima.
4. RESULTADOS E DISCUSSÃO
Através do método utilizado, foi possível observar o crescimento de colônias de microrganismos nas duas placas,