Modelo Relat RioLEQ

1794 palavras 8 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE Goiás
INSTITUTO DE QUIMICA Laboratório de Engenheira Química Prof. Esp.: Rodrigo Silva Fontoura

[Nome da Prática]

Autores: ______________________________________

RESUMO – O leito de jorro desde que foi descoberto em 1995 tem se mostrado um equipamento com várias aplicações e essas aplicações têm sido aperfeiçoadas com o tempo. Nesta prática objetivou- se conhecer o funcionamento deste equipamento. Durante a realização do experimento observou- se que os valores de vmj e ∆Pmj foram compatíveis com o momento durante o experimento, onde o leito começou a jorrar. Foi possível verificar também a histerese, muito característica do equipamento, onde a curva de aumento e queda da vazão não passam pelos mesmos pontos. As correlações para a velocidade e queda de pressão mínima de jorro apresentaram valores bem diferentes entre si e entre o experimental, isto pode ter ocorrido porque cada correlação é obtida a partir de condições experimentais diferentes. [o resumo deve conter até 250 palavras].

PALAVRAS-CHAVE: leito de jorro, velocidade mínima, queda de pressão mínima, histerese.

OBJETIVOS: Visualizar a circulação das partículas no leito de jorro cônico e determinar experimentalmente alguns importantes parâmetros do processo como: queda de pressão de mínimo jorro , vazão mínima de jorro () e encontrar a curva característica do leito de jorro.

1. INTRODUÇÃO
[Deve conter a parte teórica relacionada ao experimento]. O leito de jorro, descoberto em 1995 por Mathur e Gishler, foi aplicado inicialmente à secagem das partículas granulares termossensíveis maiores (dp > 1mm), como grãos de cereais, por exemplo. As principais aplicações atualmente do leito de Jorro:
Recobrimento de partículas;
Baixar a taxa de dissolução de substâncias químicas;
Tornar o manuseio de produtos mais fácil;
Inibir sabores e odores desagradáveis;
Proporcionar boa estética ao produto;
Adicionar material para suprir futura carência

Relacionados