MODELO PARA ELABORAR O RELATÓRIO
Deve conter os seguintes itens na capa: Capa:
Faculdade Anhanguera de Rio Claro
Disciplina:
Professor:
Curso:
Título da prática experimental executada;
Nome dos alunos em ordem alfabética
Cidade/data
Para cada experimento deve-se seguir o esquema abaixo:
1 I- Objetivos
2 II- Materiais utilizados
3 III- Procedimento
4 IV- Resultados Observados
5 V- Discussão e Interpretação dos Resultados
6 VI- Conclusão
7 VII- Bibliografia
Objetivos: Esta parte é dedicada a consultas bibliográficas expondo dados existentes na literatura especializada, que fundamentem melhor o assunto a ser tratado na parte experimental.
Materiais utilizados: Relaciona-se aqui o material utilizado, incluindo reagentes e vidrarias. A respeito dos reagentes, é importante citar sua concentração. Os materiais podem ser citados em tópicos e sua quantidade deve ser especificada.
Procedimento: O procedimento deve ser descrito e o aluno não deve limitar-se a copiar o texto do roteiro, mas sim detalhá-lo melhor, descrevendo-o, e até ilustrando, quando possível, cada etapa do experimento. Resultados Observados: Nesse item, é preciso anotar cuidadosamente todas as mudanças observadas, não desprezando nenhum pormenor, pois os pormenores podem ser importantes na interpretação dos resultados. Estes devem ser lançados em tabelas ou gráficos de forma a facilitar sua observação com um todo. Discussão e Interpretação dos Resultados: A interpretação fundamenta o resultado, tendo por base conhecimentos anteriores. É muito importante evidenciá-lo quimicamente, escrevendo as fórmulas dos reagentes implicados e seus eventuais produtos. Conclusão: Esta é a etapa que finaliza a discussão de forma objetiva e clara. É a síntese do experimento em que são enfatizados os dados, que fundamentam o objetivo, se este estiver sido plenamente alcançando.
Bibliografia: As referências bibliográficas são fundamentais em qualquer relatório,