Modelo Paper Estagio 2011 1
Gildo Schmidt
Márcia Voges
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Letras (LED 0152) – Estágio I
06/12/2013
RESUMO
Este Paper pretende mostrar como o poeta Manoel de Barros surgiu para a literatura brasileira na época do modernismo até os dias atuais, vamos nos aprofundar nas evoluções de suas obras, e compara-las com as obras do período contemporâneo.
Manoel de Barros é um pantaneiro, observador das coisas insignificantes do mundo, aquelas que passam despercebidas no dia a dia, descrevem como poucos a flora e a fauna do pantanal.
Palavras-chave: Modernismo – Manoel de Barros - Contemporâneo
1 INTRODUÇÃO
Manoel de Barros surge no panorama das letras nacionais em 1937, com a publicação de “Poemas Concebidos Sem Pecado”, e segue até sua obra mais recente “Portas De Pedro Viana – (2013)”. Sua poesia apresenta um conjunto de informações favoráveis a compreensão do humano em seu enredo, pois por não se ajustar ao raciocinar retilíneo, clama por um retorno ao originário do pensar.
Outro ponto a ser lembrado é que, juntamente com a transgressão gramatical, o poeta brinca com as palavras como “um menino a brincar no terreiro”. A matéria-prima de suas poesias são as palavras, principalmente aquelas desgastadas, com prazer Barros conserta as palavras e num poema, de forma que adquirem uma nova “roupagem”.
O estágio de observação foi realizado na escola de 1º e 2º grau Dolores Alcaraz Caldas, sua estrutura física se divide em cinco pavilhões sendo três de madeira e dois de concreto
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (considerações finais)
REFERÊNCIAS