Modelo osi
No mundo atual e globalizado é praticamente impossível a inexistência das Tecnologias de Redes. Imaginemos por exemplo um estabelecimento como um supermercado que necessita de uma informação sobre um de seus produtos, se há ou não em seu estoque; e se o seu pagamento for feito através de cartão de credito; no caso em que ema empresa de grande porte comprar uma outra empresa em que é preciso que as informações sejam trocadas. A existência das Tecnologias de Redes hoje é essencial no dia-a-dia de milhares de usuários, seja ela pessoa física num simples bate-papo ou jurídica através de troca de informações extremamente importante para a entidade.
As Redes de computadores facilitam muito a coletar, armazenar, processar e visualizar a informação obtida, permitindo uma integração nunca antes imaginada. Elas estão divididas em três categorias conforme sua abrangência geográfica: • Rede local (LAN - Local Área Network) - interliga computadores localizados com pouca distância. • Rede metropolitana (MAN - Metropolitan Área Network) - interliga computadores possuindo distâncias de aproximadamente 100 km; • Rede de longa distância (WAN - Wide Área Network) - interliga computadores muito distante um do outro. Normalmente as redes de longa distância são oferecidas por empresas de telefonia.
2. O Modelo OSI
Nas duas ultimas décadas foi desenvolvida a interconexão de redes de computadores, possibilitando assim unidades coordenadas apesar de distintas e diferentes. As conexões podem ser feitas através de vários tipos de meios físicos, como o par de fios, cabo coaxial, fibra ótica, microondas, etc.
Tecnologias básicas de hardware de rede também ajudam da interligação de computadores possibilitando uma comunicação independentemente de suas conexões físicas.
Com a necessidade de interconectar diferentes sistemas entre si, os problemas começaram a surgir, devido às incompatibilidades com: os aplicativos, placas