Modelo Noticia Crime
[Noticiante, qualificação e domicílio], vem à presença de Vossa Excelência, através de seu advogado abaixo subscrito, com instrumento de mandato em anexo, apresentar
NOTÍCIA CRIME
em face de seu vizinho [Noticiado, qualificação e domicílio], pelos fatos e fundamentos que seguem.
O noticiante, proprietário de um telefone celular defeituoso, no dia 11 de maio de 2013 deixou o aparelho com seu filho de 2 anos de idade para que, em face da condição do aparelho, com ele brincasse. Alguns dias depois, [Noticiado], ao perceber a criança brincando com o aparelho em questão, constatou que no seu interior se encontrava o chip da operadora de telefonia contendo os dados relativos à linha telefônica. Maliciosamente, [Noticiado] pediu à criança para ver o telefone celular, ocasião em que retirou do aparelho o chip e, ato contínuo, o restituiu sem o acessório.
Decorridos quatro meses após o fato, o noticiante recebeu da operadora de telefonia celular Vivo uma fatura no valor de R$ 15.000,00, onde constavam numerosas ligações realizadas através da linha telefônica vinculada ao chip que se encontrava no aparelho celular dado a seu filho, e que fora furtado por [Noticiado]. Ao agir de tal modo, o agente praticou o crime de furto, previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro, caput e parágrafo 3°, que preconiza:
Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: [...]
§ 3º - Equipara-se à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico.
Pelo exposto, requer o noticiante que Vossa Excelência determine a instauração de inquérito policial e das demais medidas necessárias à apuração dos fatos.
Nestes termos, pede deferimento.
[Local e Data].
Advogado – OAB nº [Número]
Universidade Federal do Espírito Santo
Departamento de Direito