Modelo Neoliberal E Pol Ticas Educacionais
Roberto Bianchetti fornece-nos relevante contribuição nessa obra, proporcionando aos leitores, principalmente aos que têm interesse de entender as questões educacionais, uma visão objetiva das raízes do pensamento neoliberal, seu conteúdo teórico-ideológico e também o entendimento de suas estratégias político-práticas e as consequências para a sociedade, aplicadas em setores sociais e educacionais. Assim, o autor se posiciona contra a ideia de que esse é o caminho natural para o qual deva caminhar a humanidade.
Essa obra está dividida em três capítulos. Nos dois primeiros, o autor trata das condições históricas que favoreceram o desenvolvimento das ideias neoliberais. No capítulo 1, Bianchetti volta aos anos 1940 para apresentar o surgimento da ideologia neoliberal a partir de teses de Friedrich Hayek, um dos teóricos mais importantes dessa corrente.
No capítulo 2, ele trata da passagem do liberalismo conservador ao neoliberalismo, destacando algumas ideias básicas do conservador, principalmente a ideia de indivíduo como centro do universo, que começa no Renascimento, mas que está tão enfatizada hoje em dia. Uma frase de
Bianchetti que mostra bem a origem do neoliberalismo no conservadorismo liberal diz que “as desigualdades sociais são equivalentes às desigualdades do mundo natural (que por outra parte garantem seu equilíbrio), e qualquer intento para modificá-las vai contra a natureza” (p. 45). Assim, verificamos a tendência natural e conservadora que a concepção neoliberal enfatiza, tanto na sociedade quanto na vida das pessoas.
No capítulo 3, o autor apresenta as características e categorias básicas do modelo neoliberal baseado nos estudos de Friedrich Hayek e Milton Friedman – este outro representante desse modelo. Esse capítulo mostra as concepções que os neoliberais têm a respeito do homem, da sociedade, da democracia, do Estado e, principalmente, das políticas socioeducacionais.
A ideia de indivíduo e de