Texto 1 Ano Etimologia Da Palavra Filosofia
Definimos por etimologia o significado e a história das palavras. Quando exploramos os significados das palavras, encontramos uma diversidade de sentidos que já foram utilizados pelas pessoas através dos tempos.
A linguagem é uma espécie de herança que recebemos das gerações passadas. Com ela podemos entender melhor o mundo, construir novos significados e até mesmo criar novas palavras, enriquecendo a nossa vida e o património que vamos transmitir para as próximas gerações. Assim, um pouquinho de nós vai ficar para os outros.
A filosofia é uma linguagem de amor à sabedoria. Nasceu do amor que busca compreender o mundo, os outros e a si mesmo. O amor cria laços, vin-cula, se expressa e se comunica. E o desejo de compreender a realidade gerou a filosofia.
Do mesmo modo que você tem um nome e o seu nome tem uma história, um significado pessoal e social, também o nome filosofia tem uma história e um significado próprio.
A origem da palavra filosofia é grega. Atribui-se ao filósofo e matemático Pitágoras (IV a.C.) o uso inicial dela. Para Pitágoras, somente o ser humano é capaz de filosofar, isto é, de buscar a sabedoria. Os seres humanos não são animais que apenas seguem seus instintos e não têm necessidade de saber; tampouco são deuses, que já sabem tudo e portanto não têm também necessidade de saber. Somente os seres humanos, que estão a meio caminho entre os animais c os deuses, percebem que ignoram as coisas e sentem necessidade de conhecê-las. Essa consciência da própria ignorância e a busca da verdade nos tornam filósofo,s. É isso que nos faz humanos. É por isso que nos movemos em diversas direções, construindo diferentes tipos de saber.
Os historiadores da filosofia dizem que seu nascimento se deu, nas colónias gregas da Ásia Menor (particularmente as que formavam uma região denominada Jônia), na cidade de Mileto. E o primeiro filósofo foi Tales de Mileto.
Além de possuir data e local de