Modelo do tomo
Modelos do átomo
Modelos do átomo - Teoria atómica
Modelo
Características
Vantagens
Fraquezas
Modelo grego
A matéria é constituída por partículas esféricas indivisíveis, chamadas átomos (que em grego significa indivisível).
Introdução da noção moderna de que a matéria é descontínua, constituída por partículas.
Não explica as transformações químicas ou as propriedades da matéria.
Teoria atómica de Dalton
1. A matéria é constituída por partículas duras, esféricas e indivisíveis. 2. Átomos do mesmo elemento são iguais em tamanho e massa. 3. Átomos de diferentes elementos têm tamanho e massa diferentes. 4. Os átomos não podem ser destruídos ou criados. 5. As transformações químicas são o resultado da união ou separação de átomos. 6. Os átomos combinam-se numa relação simples de números inteiros.
1. Retoma a noção grega de átomo. 2. É utilizada para explicar as leis das transformações químicas, como a lei da conservação da massa e a lei da composição constante. Isto indica que os átomos estão envolvidos nas reacções quimicas.
1. Está errada quanto à afirmação de que os átomos do mesmo elemento têm igual massa (desconhecimento da existência de isótoposl. 2. A matéria pode ser criada ou destruída por meio de reacções nucleares.
Modelo de Thomson (pudim de passas)
Os átomos são constituídos por uma esfera electricamente carregada com carga positiva, distribuída fina e uniformemente por todo o átomo, como uma nuvem esférica de carga positiva.
Não podia reconhecer a presença, no átomo, de partículas (electrões e protões) recentemente descobertas durante experiências com tubos de descarga de gases.
Não podia explicar os resultados da experiência de Rutherford com o bombardeamento de uma folha de ouro com partículas a.
1
Modelo
Características
Vantagens
Fraquezas
Modelo nuclear de Rutherford
1. Os átomos sã o constituídos por uma zona central- o núcleo extremamente pequena, densa e