modelo de trabalho FLAVIO HOBOLD
guarda municpal como modelo de policia
Criciúma
2015
douglas triches dos santos
guarda municipal como modelo de policia
Trabalho apresentado ao Curso de Direito, Unidade de Aprendizagem universidade e ciência da Universidade do Sul de Santa Catarina como requisito parcial à aprovação na Unidade.
Orientador: Prof. Flavio Hobold.
Criciúma
2015
sumário
SUMÁRIO 2
1 INTRODUÇÃO 3
2 PROBLEMA DE PESQUISA 4
3 OBJETIVOS 5
3.1 OBJETIVOS GERAIS 5
3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 5
4 JUSTIFICATIVA 6
5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 8
5.1 SEGURANÇA PÚBLICA 8
5.2 POLÍCIA COMUNITÁRIA 8
5.3 POLICIAMENTO COMUNITÁRIO 8
5.4 GUARDA MUNICIPAL 8
6 METODOLOGIA 9
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................... 10
1 introdução
A segurança pública, que não suporta mais o modelo de policiamento repressivo das policias atuais, o qual já está muito ultrapassado. Percebe-se a nível global, o Brasil é um dos poucos países que mantem um modelo de polícia militarizada e com jurisdição estadual. Outros países, mais desenvolvidos, o modelo de uma polícia municipal está dando muito certo.
A Guarda Municipal, uma instituição que trabalha para garantir a segurança dos cidadãos de seu município, função esta não é valorizada em âmbito nacional, enquanto órgão de segurança pública. Mas se percebe que aos poucos os pensamentos estão mudando.
Pela razão desta mudança a presente análise, trás Guarda Municipal, que desde sua criação já vem com um modelo inovador de policiamento, como um modelo polícia para futuro para a segurança pública, no Brasil.
Apresenta-se, a Guarda Municipal como uma polícia perto da comunidade, uma polícia que o cidadão confie e saiba que ela vai estar sempre à disposição, que o cidadão tenha consciência que o guarda municipal conhece os problemas da comunidade, pois, os mesmos um dia já vivenciaram de perto estas situações.