Apostila de solda
1 – PRINCÍPIOS DE SEGURANÇA EM SOLDAGEM
1.1 - INTRODUÇÃO:
estabelecer objetivos e plano de segurança; seleção de áreas de operação; compra de equipamentos de soldagem e segurança aprovados; estabelecimento e fiscalização de cumprimentos de normas de segurança; execução de programas de treinamento no uso do equipamento de trabalho e de segurança e procedimentos em caso de emergências ou acidentes; utilização de sinais de advertência; inspeção e manutenção periódicas dos equipamentos e instalações.
1.2 – RISCOS, CAUSAS E NORMAS DE SEGURANÇA EM SOLDAGEM
a) Incêndios e explosões:
Início – fonte de calor (chama, arco elétrico, curto-circuito e respingos aquecidos), combustível (sólidos, líquidos ou gasosos – tintas, solventes, graxas, óleos, estopas, panos e papéis, vapores explosivos) e oxigênio (do ar ou cilindros).
b) Queimaduras: Causadas por fagulhas e respingos, chamas e metal aquecido.
Precauções: usos de biombos, equipamentos de proteção individual, manuseio adequado de equipamentos com chamas.
c) Choque Elétrico
- tensão: da ordem de 100 V;
- corrente: da ordem de 100 mA.
Precauções: aterramento do equipamento, trabalhar em ambientes secos, conexões elétricas limpas e bem ajustadas, usar cabos de dimensões corretos, evitar trabalhar em circuitos energizados e usar roupas e calçados secos.
Em caso de choque elétrico: interromper o circuito ou afastar a vítima do contato com material isolante. Efetuar primeiros socorros.
d) Inalação de Gases e Fumos Nocivos: Vapores e fumaças
- vapores metálicos podem causar dor de cabeça e febres ou até serem fatais;
- gases de alta densidade (Ar) podem ser asfixiantes.
Precauções: trabalhar em locais ventilados (naturalmente ou com auxilio de ventiladores e exaustores). Dependendo da ocasião, utiliza-se máscaras contra gases.
e) Radiação:
metais aquecidos e arco elétrico emitem radiação eletromagnética: infra vermelho: causa queimaduras, dor de cabeça e lesão nos olhos; radiação visível: quando em alta