Modelo de TCC
O administrador precisa cada vez mais transpor barreiras no âmbito das fronteiras institucionais, empresariais, sociais e políticas. Sendo assim, redesenha-se também o campo de atuação para o administrador, que, além da ação nas grandes corporações internacionais e as grandes empresas nacionais, acaba fixando-se nas empresas de médio e pequeno porte.
O administrador, em seu campo de atuação profissional, precisa ver o todo, onde, sua capacidade de comunicação e de expressão interpessoal, a capacidade de raciocínio lógico, crítico e analítico, a compreensão do todo administrativo, a capacidade de propor modelos, resolver situações, ordenar atividades e programas, selecionar estratégias e procedimentos adequados de ação, privilegiam formas interativas de atuação em prol de objetivos comuns. Este estudo visa apresentar o diagnostico organizacional da empresa F. de S. BENTO, que foi feito por acadêmicos de Administração do Centro Universitário do Norte, UNINORTE. Esse diagnóstico empresarial/organizacional foi elaborado para se fazer o mapeamento da situação da empresa através da visão de seus proprietários, funcionários, clientes internos e principais clientes externos, como etapa essencial anterior ao planejamento. O diagnóstico foi realizado por meio da aplicação de questionários no qual são levantadas questões como a prática do planejamento e da gestão, a estrutura organizacional e seu funcionamento, os recursos humanos, as sistemáticas de comunicação e informatização existentes, a visão estratégica da organização; assinalando-se seus pontos fortes e fracos e as medidas adotadas para a solução de problemas.
O presente trabalho é dividido em três partes: Na primeira parte da pesquisa, apresenta-se a empresa, suas atividades, seu segmento de mercado, além de mostrar outros dados, tais como missão, visão, valores, princípios, políticas e o histórico da organização, sendo estes obrigatórios. Na segunda parte da pesquisa, apresenta-se o perfil da