Modelo de roteiro Para o Desfile 7 de setembro
Breve histórico da data
O Dia da Pátria (também chamado Dia da Independência do Brasil ou Sete de Setembro) é um feriado nacional da pátria brasileira celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.
O Dia da Pátria é marcado por desfiles patrióticos na maioria das cidades brasileiras. O mais famoso deles ocorre em Brasília, na Esplanada dos Ministérios, sob a presença do Presidente da República. Cerca de 303 mil pessoas assistem ao evento, que custa cerca de um milhão de reais.6 7Desfiles similares ocorrem em todas as capitais estaduais, sob a presença dos respectivos governadores, e em várias cidades em todo o país.
Quem foi estudante na época do Estado Novo ou da ditadura militar dificilmente escapou de participar dos desfiles de 7 de setembro como atividade escolar. Até hoje, algumas instituições de ensino ainda organizam esse tipo de comemoração cívica para comemorar a data, mas nos regimes autoritários os festejos daIndependência do Brasil eram uma obrigação, segundo professores de história ouvidos pelo UOL.
"Eu me lembro de ter que desfilar no 7 de setembro. No período da ditadura militar você tem como marca do regime um nacionalismo extremado. Em 1972 foi comemorado o sesquicentenário [150 anos] do 7 de setembro em plena ditadura militar. Existia um espetáculo de luz e som que as escolas tinham que assistir, era um espetáculo do processo da independência contada como um grande marco nacional. Era feito no Museu Paulista, conhecido como Museu do Ipiranga", lembra Tania Regina de Luca, professora do departamento de história da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Assis.
Para a professora, o dever de desfilar e comemorar a data com pompa não aumentava ou diminuía o patriotismo dos alunos: "Você fazia porque era obrigado a fazer". "No Estado Novo, na época do Getúlio Vargas (1937-1945), muito