Modelo de relatório
Relatório é a exposição escrita na qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisas ou se historia a execução de serviços ou de experiências. É geralmente acompanhado de documentos demonstrativos, tais como tabelas, figuras, estatísticas e outros.
Para a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), relatório é um documento onde é exposto, em detalhes, o desenvolvimento de um ato ou de uma incumbência.
ESTRUTURA DO RELATÓRIO a) Capa (obrigatório) b) Folha de Rosto (obrigatório) c) Agradecimento (opcional) d) Sumário (obrigatório) e) Introdução (obrigatório) f) Relatório Descritivo (Desenvolvimento) g) Conclusão (obrigatório) h) Referências (obrigatório) i) Apêndices (se houver) j) Anexos (se houver)
DEFINIÇÃO DOS COMPONENTES DA ESTRUTURA DO RELATÓRIO:
Cada um dos elementos que compõe o Relatório deve iniciar numa nova página. A Capa e a Folha de Rosto deverão ser elaboradas de acordo com os Modelos constantes no final deste documento.
SUMÁRIO
Consiste na enumeração das principais divisões do trabalho, na ordem e grafia em que aparecem no texto, com a página inicial de cada capítulo ou seção.
O Sumário deve ser redigido com espaçamento simples entre linhas, com um espaço duplo entre os blocos de capítulos.
INTRODUÇÃO
Ao ler a introdução deve-se ter uma visão geral do conteúdo do relatório. A parte introdutória abre o relatório propriamente dito, devendo ser consideradas sucintamente as seguintes informações:
- importância do assunto/atividade/visita/experimento;
- apresentação dos objetivos traçados pelo aluno/professor;
- Metodologia (passos utilizados para realização)
RELATÓRIO DESCRITIVO (Desenvolvimento)
Iniciar em nova folha. As atividades desenvolvidas deverão ser redigidas em forma de texto e para