Modelo de Relatório
Primeiro nome1, segundo nome1, etc
1Faculdade Estácio de Natal Campus Câmara Cascudo
Turma nº 1234 - segunda-feira – Noite – 1º Horário - Física Experimental I
Resumo: Este artigo descreve a forma ideal de se escrever um relatório, na forma de um artigo científico típico, o que ajuda ao aluno a se acostumar a organizar e expor suas idéias em forma eficiente e profissional. Deve apresentar o objetivo da pesquisa, os procedimentos metodológicos adotados e as conclusões, não excedendo 150 palavras.
Palavras-chave: devem sempre ser fornecidas sem repetir termos já existentes no título. É obrigatório incluir no mínimo três e no máximo 5 palavras-chave por artigo.
1. INTRODUÇÃO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É comum se ver relatórios das aulas práticas de escritos de forma inadequada. Há um excesso de páginas, apresentação amadorística, informações irrelevantes, falta de conclusões precisas, gráficos mal feitos, falta de comparação entre teoria e prática, etc.
Por outro lado, na vida profissional o engenheiro deve ser capaz de apresentar bem suas idéias, e especialmente se enveredar pelas áreas de pesquisa, deve ser capaz de escrever artigos técnicos de boa qualidade.
O desenvolvimento destas técnicas leva algum tempo, e, portanto é bom que se comece logo. Uma boa forma é aproveitar estes relatórios como treinamento.
Nas seções seguintes se descreve como escrever um relatório no formato de um artigo técnico de qualidade profissional. Aqui se assume um relatório escrito em um editor de texto, num computador, o que é atualmente prática universal. Não fica excluída a possibilidade de se fazer relatórios manuscritos, entretanto, neste caso, o formato é mais livre, mas as recomendações sobre conteúdo permanecem as mesmas. Tomando como base um típico artigo das revistas técnicas e congressos. Conteúdo, Organização do Texto e Formato
O artigo deverá ser digitado em Word for Windows (letra Times New Roman, espaçamento simples). A