modelo de relatorio
OS RELATÓRIOS DEVEM SER MANUSCRITOS EM FOLHA DE PAPAL
OFÍCIO
Estrutura de um relatório:
1- Capa
2- Folha de rosto (opcional)
3- Sumário ou índice (opcional)
4- Introdução/apresentação
5- Objetivos
6- Materiais Utilizados
7- Procedimentos Experimentais
8- Resultados e Discussão
9- Conclusões
10- Anexos (opcional)
11- Bibliografia
ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO
Um relatório de aula prática deve apresentar uma linguagem direta, simples, impessoal e precisa. Não devem ser emitidas opiniões pessoais no texto, e sim deduções relativas aos resultados, de acordo com a bibliografia. Sabe-se que quando o trabalho experimental envolve seres vivos, é difícil obter resultados uniformes, pois estes têm variações numa mesma população, e porque pode ocorrer que nem todos os fatores envolvidos na experiência estejam sendo controlados.
Sugestões de itens para um relatório:
1. CAPA
É a identificação do relatório e do(s) autores. Deve conter: Nome da escola; disciplina; série; turma; turno; nome/equipe; título; local; data.
Deve ser padronizado e formal.
Escola
Disciplina
Professor
Turma e Turno
TÍTULO DA PRÁTICA
Nome/Equipe
Cidade, Data
2. INTRODUÇÃO/APRESENTAÇÃO
É a síntese do conteúdo pesquisado e da prática realizada, de forma ampla e objetiva. É o convite a leitura do relatório.
3. OBJETIVO(S)
É o motivo/intuito da realização da prática que pode ser fornecido ou não para os alunos. Pode servir de feed-back ao professor que deseja saber se os alunos captaram os objetivos da prática.
4. MATERIAIS UTILIZADOS
É a listagem de todos os equipamentos, vidrarias, reagentes, materiais etc. utilizados durante a realização da prática. É muito importante para que o aluno saiba identificar e associar a função dos materiais utilizados.
5. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Devem ser fornecidos pelo professor para a realização da prática, de forma objetiva e clara, com intuito de facilitar o entendimento e ação dos