MODELO DE RELAToRIO MECaNICA DOS SOLOS II
1. Introdução e Objetivos do Relatório ...............................................................03
2. Ensaio de Casagrande ..................................................................................04
2.1 Limite de Liquidez.............................................................................04
2.2 Limite de Plasticidade.......................................................................06
3. Conclusão.......................................................................................................08
4. Referências Bibliográficas..............................................................................09
1. INTRODUÇÃO
Por ser o solo um material natural, cujo processo de formação não depende de forma direta da intervenção humana, o seu estudo e o entendimento de seu comportamento dependem de uma série de conceitos desenvolvidos em ramos afins de conhecimento. A mecânica dos solos é o estudo do comportamento de engenharia do solo quando este é usado ou como material de construção ou como material de fundação.
OBJETIVO
A partir das aulas teóricas os alunos deslocaram-se até o Laboratório de Engenharia Civil para o acompanhamento dos processos de análise dos solos. O objetivo deste relatório é relatar os seguintes ensaios: limites de liquidez, plasticidade.
2. ENSAIOS DE CASAGRANDE
O comportamento dos solos finos ou coesivos irá depender de sua composição mineralógica, da sua umidade, de sua estrutura e do seu grau de saturação. Em particular, a umidade dos solos finos tem sido considerada como uma importante indicação do seu comportamento desde o início da mecânica dos solos.
Um solo argiloso pode se apresentar em um estado líquido, plástico, semi−sólido ou sólido, a depender de sua umidade. A este estado físico do solo dá−se o nome de consistência.
Os limites inferiores e superiores de valor de umidade para cada estado do solo são denominados de limites de consistência.