MODELO DE PROCESSO INCREMENTAL
Professora: Tânia Arruda
Modelo de Processo Iterativo – Incremental
Turma AS14B-3
1
Introdução
Para formar um método (ou metodologia) de desenvolvimento não é suficiente possuir uma linguagem de modelação, é também necessário um processo de desenvolvimento. Processo de desenvolvimento é um conjunto de atividades uniformizadas a aplicar sistematicamente que se encontram agrupadas em fases, cada uma das quais com os seus intervenientes com responsabilidades, que possui diversos inputs e produz outputs. Isto é, define quem faz o quê, quando e como para atingir certo alvo.
O nosso trabalho incide sobre o Processo Iterativo e Incremental que é um dos tipos de modelos de processos existentes e sobre o qual vamos falar mais detalhadamente, de uma forma simples e com exemplos do cotidiano como: “a construção de uma cadeira”.
Modelo de Processo Iterativo – Incremental
O modelo de ciclo de vida incremental e iterativo surgiu após 1995 baseado no modelo Espiral, foi proposto como uma resposta aos problemas encontrados no modelo em cascata. Um processo de desenvolvimento segundo essa abordagem divide o desenvolvimento de um produto de software em ciclos. Em cada ciclo de desenvolvimento, podem ser identificadas as fases de análise, projeto, implementação e testes. Essa característica contrasta com a abordagem clássica, na qual as fases de análise, projeto, implementação e testes são realizadas uma única vez. Cada um dos ciclos considera um subconjunto de requisitos. Os requisitos são desenvolvidos uma vez que sejam alocados a um ciclo de desenvolvimento. No próximo ciclo, outro subconjunto dos requisitos é considerado para ser desenvolvido, o que produz um novo incremento do sistema que contém extensões e refinamentos sobre o incremento anterior.
Assim, o desenvolvimento evolui em versões, através da construção incremental e iterativa de novas funcionalidades até que o sistema completo esteja construído. Note