Modelo de Lauda Senso Comum
Autora: Ana Cristina Ferreira Novetti
São Paulo, 31 de Maio de 2013.
Prática de Ensino: Lauda sobre o Senso Comum baseado no trecho do livro de ELLEN LANGER, 1989/apud PERKINS, 1999.
O senso comum é visto como a compreensão de todas as coisas por meio do saber social, ou seja, a mulher que preparava aquele assado seguia uma tradição de sua família, portanto, o saber que ela adquiriu através da experiência vivida ou ouvida em seu cotidiano. Isto engloba costumes, hábitos, tradições, normas éticas, tudo aquilo que se necessite para viver bem.
Para que haja um parecer cientifico no senso comum, não é necessário que se comprove o que é dito, pois é um saber informal que se origina de opiniões de um determinado individuo ou grupo que é avaliado conforme o efeito que produz nas pessoas. É um saber imediato, subjetivo, heterogêneo e acrítico, pois se conforma com o que é dito para se realizar, utiliza várias ideias e não busca conhecimento para ser comprovado.
Ele se difere em alguns aspectos com ciência, pois a ciência busca a verdade em todas as coisas por meio de testes e comprovações, enquanto o senso comum é utilizado antes mesmo que se saiba se o método empregado traz o que se espera. A ciência é objetiva, busca critérios, avalia, busca leis de funcionamento, reúne a individualidade existente em cada lei pra formar uma só estrutura e isso sem procurar semelhança entre elas, se renova se modifica e busca sempre se firmar no conhecimento.