Modelo de fichamento
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
ESCOLA DE MUSEOLOGIA / BIBLIOTECONOMIA
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS TÉCNICO-DOCUMENTAIS
DISCIPLINA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO
PROFESSORA: LEILA BEATRIZ RIBEIRO
ALUNA (O):
PERÍODO:
FICHAMENTO
SARACEVIC, Tefko. Ciência da Informação: origem, evolução e relação. Perspec. Ci. Inf. Belo Horizonte, 1996, v. 1, n. 1, p. 41-62.
EXEMPLO 1
1 Introdução
“[...] a CI é definida como um campo englobando, tanto a pesquisa científica quanto a prática científica quanto a prática profissional, pelos problemas que propõe e pelos métodos que escolheu, ao longo do tempo, para soluciona-los”. (p. 41)
EXEMPLO 2
“Três são as características gerais que constituem a razão da existência e da evolução da CI; [...] Primeira, a CI é por natureza, interdisciplinar, [...] Segunda, a CI está inexoravelmente ligada à tecnologia da informação. [...] Terceira, a CI é, juntamente com muitas outras disciplinas, uma participante ativa e deliberada na evolução da sociedade da informação”. (p. 42)
EXEMPLO 3
2 Origem e antecedentes sociais
“[...] o artigo de VANNERVAR BUSH, respeitado cientista da MIT e chefe do esforço científico americano durante a Segunda Guerra Mundial (BUSH, 1945). Nesse importante artigo, BUSH fez duas coisas: (1) definiu sucintamente um problema crítico que estava por muito tempo na cabeça das pessoas, e (2) propôs uma solução que seria um ajuste tecnológico, em consonância com o espírito do tempo, além de estrategicamente atrativa. O problema era [...] “a tarefa massiva de tornar mais acessível, um acervo crescente de conhecimento”; BUSH identificou o problema da explosão informacional [...] A solução por ele proposta era a de usar as incipientes tecnologias de informação para combater o problema. E foi mais longe, propôs uma máquina chamada MEMEX, incorporando (em suas palavras) a capacidade de associar idéias, que duplicaria “os processos mentais