Modelo De Fichamento 1
Curso de Publicidade e Propaganda
O sentido da Política em Platão e Aristóteles
Acadêmico: Caroline de Sousa Dias RA: 5128622
Turma: 21
FICHAMENTOS
Texto: Introdução / 1 – Cenário do surgimento da reflexão politica
Referência bibliográfica:
LIXA, Ivone F. Morcilo. Introdução; Cenário e Surgimento da Reflexão Política. In: WOLKMER, Antônio Carlos (Org.). Introdução à História do Pensamento Político. Rio de Janeiro: Renovar, 2013. pp 11-22.
Idéias importantes:
Pág. 11 – “A política, tradução contraditória da natureza humana, foi inventada como tentativa de equilíbrio entre a convivência dos homens e o poder.” Pág. . 12 – “A experiência grega ocorrida entre os séculos IV a VI a.C. foi decisiva para que Platão e Aristóteles pudessem compreender a finitude de um aspecto particular da existência humana: a convivência plural entre os homens e regida por diversidades e dramáticos entrechoques de interesses.”
Pag. 13 – “Os filósofos gregos socráticos e pós- socráticos ao perceberem que a reflexão política era capaz de estabelecer racionais princípios estabilizadores dos assuntos humanos adquiriram um inconveniente habito para os interesses dominantes: compreender e desnudar o conflito.”
Pag. 14 – “A polis representava, como modelo ideal de agrupamento humano, algo mais do que uma forma possível de organização: era uma dadiva divina que possibilitava conferir sentido e individualidade a existência humana.”
Pag. 15 – “As diferentes formas de governo que a polis gregas foram experimentando ao longo da história da monarquia a aristocracia, desta a oligarquia, seguida pela tirania e finalmente a democracia – foram tornando se objeto de reflexão, como ato de interrogação ao mundo das instituições humanas.”
Pag. 16 – “Segundo o pensamento de Hannah Arendt, a convivência plural da polis e o que possibilitava uma significação ao humano, pois tal coexistência e o pressuposto da identidade individual e politica.”
Pag. 17 – “De todas