MODELO DE EXCEL NCIA DE GEST O
PROFESSOR(A): ANA CLÁUDIA C. DE MELO
DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA
MODELO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO (MEG)
1. INTRODUÇÃO:
O panorama que se descortina para os próximos anos revela um quadro de graves desafios para as organizações. Fatores como novas exigências dos mercados consumidores, antigos desequilíbrios de demandas da sociedade, globalização, aumento da competitividade, evolução tecnológica e disputa por recursos escassos têm exigido mudanças significativas no modo de gerir um negócio.
Dessa forma, o cenário que se desenha no início do século 21 aponta para uma completa revolução organizacional, na medida em que as organizações estão operando cada vez mais sob a forma de redes, dinâmicas e abertas, viabilizadas pela complementaridade de suas atividades e pela comunhão de valores e princípios.
Essas redes, sustentadas crescentemente pela evolução das tecnologias de informação e telecomunicações, constituem verdadeiros ecossistemas, nos quais seus integrantes, conscientes de sua interdependência, investem significativamente no desenvolvimento de relações mutuamente vantajosas. Em resposta a esse cenário, as organizações têm buscado, incansavelmente, ao longo do tempo, a melhoria dos seus processos e resultados.
Hoje, os empresários e dirigentes contam com alguns modelos gerais e diversas ferramentas, com o objetivo de tornarem-se cada vez mais competitivos e interconectados.
Estudo da
Monitor Consulting realizado em 2013 e publicado na revista Exame destacou que o segundo maior desejo dos presidentes de empresas, com 14% das citações, é “ter um modelo de gestão de sucesso”. Vale destacar que o mais citado foi, naturalmente,
“aumentar a rentabilidade do seu negócio”, com 17% das citações. Isso indica claramente o desejo das organizações em estruturar a gestão do seu negócio por meio de modelos que assegurem a sua competitividade.
A quantidade e a diversidade de modelos parciais e de ferramentas de gestão