Modelo de ação de Inventário
MARIA, “qualificação...”, “endereço...”, por seu Advogado, que este subscreve, mandato incluso, vem à presença de Vossa Excelência requerer a abertura de inventário, observando-se o procedimento dos arts. 982 e seguintes do Código de Processo Civil, dos bens deixados por MANOEL DE TAL, falecido, ab intestato, no último dia 10 de abril de 2013, deixando bens a inventariar, mulher e filhos.
Requer, outrossim, seja nomeada, sob compromisso, para o cargo de inventariante.
Dá ao pleito o valor de R$ 1.050.000,00 (um milhão e cinquenta mil reais).
Termos em que,
Pede deferimento.
“local...” e “data...”
Rui Barbosa
OAB/RJ 001. PRIMEIRAS DECLARAÇÕES
1. DO DE CUJUS
Pedro de Tal, brasileiro, casado sob o regime da comunhão universal de bens, portador do “RG...” e do “CPF...”, residente e domiciliado na “Rua...”, “n...”, “Bairro...”, nesta Cidade e Comarca, falecido no último dia 10 de abril de 2013, com “...anos” de idade.
2. DA VIÚVA MEEIRA
Maria, brasileira, viúva, portadora do “RG...” e do “CPF...”, residente e domiciliada na “Rua...”, “n...”, “Bairro...”, nesta Cidade e Comarca.
Era casada com o de cujus sob o regime da comunhão universal de bens.
3. DOS HERDEIROS
O de cujus deixou dois filhos:
Samuel, “Qualificação...”, “Endereço...”.
Sandro, “Qualificação...”, “Endereço...”.
4. DOS BENS
O de cujus deixou os seguintes bens:
IMÓVEL – Lote urbano n. 01, da quadra “20” com a área de 300,48m2 (trezentos metros e quarenta e oito decímetros quadrados), sobre o qual está construído uma de alvenaria, com a área de 463,82 m2. Matricula n.. 18.531, do CRI de Seberi, RS. Avaliado para fins fiscais em R$ 450.000,00.
IMÓVEL – Lote urbano n. 2, da quadra “20”, com área de 509,37m2 (quinhentos e nove metros e trinta e sete decímetros quadrados), sem benfeitorias. Matricula n. 18.532, do CRI de Seberi, RS. Avaliado para fins