modelo de artigo
GARIMPOS
SEMI-MECANIZADOS
NO
MUNICÍPIO
DE
PEIXOTO DE AZEVEDO: ESTUDO DE CASO
LAURA REIS FUÃO1
FRANCIANNE BARONI ZANDONADI2
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo identificar os riscos de acidentes causados na operação de abertura de cavas para extração mineral, a céu aberto, analisando, através de estudo de caso, um garimpo semi-mecanizado de pequeno porte situado na Reserva Garimpeira do Vale do Rio Peixoto, no município de Peixoto de Azevedo, Mato Grosso. Para este estudo, foi acompanhado o desenvolvimento da abertura de frentes de trabalho (cavas).
Como método de acompanhamento da área, foram elaborados registros fotográficos com o intuito de melhor visualizar o desenvolvimento da atividade. Os resultados mostraram que não basta somente diagnosticar os processos causadores dos riscos, assim como acidentes ocasionados nos locais de trabalho, mas buscar soluções alternativas e práticas que possam vir a ser mais acessíveis aos pequenos empreendedores, auxiliando no crescimento da atividade, tornando-a mais sustentável e viável. Palavra chave: Riscos de Acidentes, cavas, garimpo de ouro.
1 INTRODUÇÃO
1
Bacharel em Engenheira Florestal (UFMT), Técnica em Geomensura (CEFET/MT) e Estudante de Pós
Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UNIC SINOP AEROPORTO). E-mail: lafuao@yahoo.com.br 2
Professora da Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UNIC SINOP AEROPORTO).
Mestre em Saúde Coletiva pela UFES. E-mail: franbaronizandonadi@hotmail.com
Localizada no extremo norte do estado de Mato Grosso, a reserva aurífera de
Peixoto de Azevedo é considerada a segunda maior do Brasil, produzindo cerca de 200 quilos de ouro por mês e receita de R$ 3 milhões mensais. Conhecida tradicionalmente como “cidade do ouro”, Peixoto de Azevedo se destaca neste contexto, por possuir como principal atividade a extração mineral, usando atualmente método de lavra ao céu