Modelo de Apelação
Processo nº ...
JOSÉ DA SILVA, brasileiro, casado, comerciante, residente e domiciliado na Rua Acácias, n. 320, na cidade de Londrina-PR, por seu advogado devidamente constituído nos autos da AÇÃO DE COBRANÇA, de número em epígrafe, com escritório profissional junto ao endereço..., cidade..., estado..., CEP:..., que move em face JOÃO DE PAULA, brasileiro, casado, empresário, residente e domiciliado na Rua Maritacas, n. 356, na cidade de Londrina-PR, inconformado com a sentença de fls. xx, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro nos Arts. 513 e seguintes do CPC, interpor, tempestivamente, a presente APELAÇÃO, cujas razões encontram-se em anexo, requerendo que:
A) Seja conhecido o recurso, uma vez que tempestivo e pertinente;
B) Seja recebido nos seus efeitos legais;
C) Seja intimado o Apelado para, querendo, contrarrazoar;
D) Seja juntado os autos e remetido ao egrégio tribunal de justiça do paraná.
Termos em que, pede deferimento.
Londrina, 19 de abril de ...
ADVOGADO..., OAB n...
EGRÉGRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO PARANÁ
RAZÕES DO RECURSO DE APELAÇÃO
Processo n...
Apelante: José da Silva
Apelado: João de Paula
Origem: 12ª Vara Cível da Comarca Metropolitana de Londrina-PR
Eméritos julgadores:
1) DOS PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE:
O presente recurso é próprio, tempestivo, as partes são legítimas e estão devidamente representadas, portanto, preenchido os pressupostos de admissibilidade.
2) SÍNTESE DO PROCESSO:
O Autor, ora apelante, ajuizou ação de cobrança em face do Réu, ora apelado em virtude de um crédito de R$ 32.000,00 (trinta e dois mil reais), conforme documento juntado.
O apelado aduziu em sua resposta preliminarmente sobre sua ilegitimidade, alegando assinatura falsa no documento juntado, e em réplica, o apelante requereu prova pericial.
O MM. Juiz a quo