Modelo Capa 2013
SERVIÇO sOCIAL
O USO DO CRACK UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO àS METRÓPOLES
Nova Lima
2015
nome do(s) autor(es) em ordem alfabética
O USO DO CRACK UM PROBLEMA SOCIAL RESTRITO àS METRÓPOLES
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Metodologia Cientifíca, Formação Social,Política Economica do Brasil, Acumulação Capitalista.
Prof. Clarice Kernkamp,Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
Nova Lima
2015
O uso e abuso de substâncias transformou-se em um grave problema de saúde pública em praticamente todos os países do mundo. Está altamente associado com comportamentos violentos e criminais, como acidentes de trânsito e violência familiar, principalmente entre indivíduos com histórico de agressividade e com complicações médicas e psiquiátricas, elevando drasticamente os índices de morbidade e mortalidade (Chalub & Telles, 2006; Kolling, Silva, Carvalho, Cunha & Kristensen, 2007; Nassif, 2004).
O início do consumo de substâncias pode ocorrer por diversos motivos como: hedonismo, curiosidade, alívio da dor e sofrimento que, provavelmente, persistirão após a dependência, como também, com o objetivo de vivenciar novas experiências (Brajević-Gizdić, Mulić, Pletikosa & Kljajić, 2009). As experiências devido ao consumo da substância podem causar autodestruição, além de alterações comportamentais como: violência, indiferença, isolamento e desprezo. O uso crônico dessas substâncias pode causar dependência química, consequência da relação patológica entre um indivíduo e uma substância psicoativa (Brusamarello, Sureki, Borrile, Roehrs & Maftum, 2008). Outro problema refere-se à utilização de drogas psicotrópicas, assim como à existência de comorbidades psiquiátricas em dependentes de drogas (Filho, Turchi , Laranjeira & Castelo, 2003).
Estar divorciado, ser solteiro, ter disfunção no ambiente familiar e doenças