Modelo burocr tico de organiza o
A partir da década de 1940, as críticas feitas a teoria clássica e á teoria das relações humanas revelaram a falta de uma teoria das organizações sólida e abrangente e que servisse de orientação para o trabalho do administrador. Alguns estudiosos foram buscar nas obras de um economista e sociólogo já falecido, Max Weber, a inspiração para essa nova teoria da organização. Surgindo assim a teoria da Burocracia na administração.
Surgiu em função de aspectos como a falta de enfoque único e completo das teorias das relações humanas e teoria clássica gerando a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas e também pelo ressurgimento da sociologia da burocracia por Max Weber que propõe um modelo de organização e as organizações não tardaram em tentar aplicá-lo na prática, proporcionando as bases da teoria da Burocracia.
A burocracia e uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, ou seja, na adequação dos meios aos objetivos pretendidos, a fim de garantir máxima eficiência possível no alcance desses objetivos.
Weber distingue três tipos de sociedade: Tradicional onde predominam características patriarcas e patrimonialistas; Carismática onde predominam as características místicas arbitraria e personalísticas; e legal,racional e burocrática onde predominam normas impessoais e racionalidade na escolha dos meios e fins.
Para Max Weber a Autoridade ou Dominação se manifesta quando há a influência de alguém sobre o outro de forma legítima. Nesse ponto cabe uma distinção sutil com o conceito de Poder, que, de uma forma bem simplificada e reduzida, seria a capacidade de influência de alguém sobre o outro,quem tem autoridade tem poder mas quem tem poder não necessariamente teria autoridade.A autoridade tradicional Baseia-se nos costumes e tradições culturais de um determinado grupo ou sociedade, sendo melhor representada pelas figuras de patriarcas, anciãos, clãs em