Modelo autogénico
Modelo Endossimbiótico - Invaginações da membrana celular formaram o invólucro nuclear e um conjunto de sistemas endomembranares; A célula hospedeira ancestral englobou células procarióticas especializadas na respiração celular e outras células com características fotossintéticas. Estas passaram a estabelecer uma relação de simbiose com a célula hospedeira. Essa relação acabou por se tornar definitiva, tendo as células procarióticas simbiontes originando, respetivamente, mitocôndrias e cloroplastos..
Dados que apoiam o modelo Endossimbiótico: 1- Tal como as bactérias, os cloroplastos e mitocôndrias possuem uma molécula de DNA circular, não ligado a histonas, diferentes do DNA nuclear; 2- Os cloroplastos e mitocôndrias dividem-se de modo independente, por um processo semelhante à fissão binária. 3- Os cloroplastos e mitocôndrias possuem ribossomas próprios, idênticos aos ribossomas bacterianos, consequentemente, conseguem produzir algumas das suas proteînas, de modo autonomo.
Colónias sao agregados de organismos da mesma especie que estabelecem relacoes funcionais entre si.
Multicelularidade corresponde à associação de células com interdependência estrutural e funcional entre elas. Estas células são fundamentais diferenciadas e especializadas.
Lamarckismo - teoria pioneira do evolucismo
- O mecanismo de evolução de lamarck baseou-se nas seguintes leis:
1º: lei do uso e do desuso: o uso de um dado órgão leva ao seu desenvolvimento e o desuso pode conduzir ao seu atrofiamento e ao seu eventual desaparecimento.
2º:lei da herança dos caracteres adquiridos: todas as alterações resultantes do uso e do desuso dos órgãos sao transmitidas à descendência.
Segundo Lamarck é pela ação do ambiente que as espécies evoluem e adquirem as características