Projeto viva bem
Este documento se propõe a estabelecer normas de inserção e execução de estágio em Serviço Social no Projeto Viva Bem, de acordo com a Resolução 533/2008 que regulamenta a SUPERVISÃO DIRETA DE ESTÁGIO no Serviço Social e da Lei 11.788/2008 que dispõe sobre o estágio de estudantes.
O Projeto Viva Bem é vinculado a Fundação Fé e Amor, ONG, e executa a Política de Assistência Social no município de Vila Velha através de parceria e convênio com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Vila Velha.
Tendo em vista que a função da Assistência Social estabelecida na PNAS é garantir proteção social básica e especial, é fundamental definir claramente o que e quais são as ações ou serviços socioassistenciais que possuem o caráter de básico e de especial, pois esse é um requisito imprescindível para estruturação do trabalho dos(as) profissionais que atuam nessa política social.
A proteção social básica tem como objetivos prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destinase à população que vive em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação (ausência de renda, precário ou nulo acesso aos serviços públicos, dentre outros) e, ou, fragilização de vínculos afetivos relacionais e de pertencimento social(discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). (PNAS, pág. 27 e 28).
Já a proteção social especial é a modalidade de atendimento assistência l destinada a famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal e social, por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e, ou, psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua, situação de trabalho infantil, entre outras.
São serviços que requerem acompanhamento individual, e maior flexibilidade nas soluções protetivas. Da mesma forma,